Blog Layout

Aumente Sua Competitividade no Mercado de Crédito com a IA de WhatsApp da O2OBOTS

jan. 25, 2024

A união da IA com o WhatsApp tem ajudado empresas a ganhar competitividade, aumentar eficiência e receita no mercado de crédito

O mercado de crédito evoluiu significativamente nos últimos anos, impulsionado pela digitalização e pela crescente presença das fintechs.


A revolução tecnológica, com destaque para a Inteligência Artificial, está moldando essa evolução, resultando em soluções financeiras mais acessíveis e um atendimento mais humanizado aos consumidores.

Isso gerou uma série de desafios para o
mercado de crédito, a começar pelo aumento da competitividade entre as instituições financeiras, a necessidade de elevar a eficiência operacional e aumentar a receita.


Para enfrentar esses desafios, as empresas estão adotando ferramentas de IA para reduzir custos, minimizar erros e melhorar a produtividade, além de oferecer produtos e serviços altamente personalizados.


A capacidade de identificar o comportamento dos clientes permite que essas soluções entreguem as ofertas certas no momento ideal.


No mercado de crédito, as empresas enfrentam desafios primordiais, entre eles, aumentar as vendas, minimizar a incidência de fraudes, e efetivar a recuperação de pagamentos em atraso. 


Neste cenário, a Inteligência Artificial se torna essencial, especialmente na recuperação de crédito. 


Sua aplicação também é crucial na detecção e prevenção de fraudes nas vendas. 


Um caso emblemático do impacto da IA é a elevação significativa nas taxas de conversão de vendas, com empresas já atingindo marcas impressionantes como 13,6%.


Este sucesso não é apenas um reflexo do poder da IA de gerar resultados, mas também de suas características únicas: escalabilidade e disponibilidade contínua, operando 24 horas por dia, 7 dias por semana. 


A IA, portanto, não só contribui para um mercado de crédito mais seguro e eficiente, mas também demonstra seu potencial transformador nos resultados de vendas.


O fortalecimento contínuo dessas tecnologias é particularmente relevante em um momento no qual as empresas têm que lidar com um alto índice de inadimplência – segundo dados do levantamento feito pela Serasa Experian (feito em novembro/2023), 71,81 milhões de brasileiros enfrentam dívidas pendentes.

 

O2OBOTS oferece soluções inovadoras em IA para o mercado crédito


Acompanhando essas transformações e atenta às necessidades de oferecer alternativas para sanar as principais dores das empresas do setor financeiro – que incluem ainda a dificuldade de mensuração das ações e oferecer segurança jurídica - a O2OBOTS desenvolveu uma solução inovadora baseada em IA que funciona via WhatsApp e permite que as instituições financeiras de forma geral consigam ter uma visão abrangente do cliente.


Essa solução possibilita oferecer ao cliente um atendimento comercial altamente personalizado no seu canal preferido, assim como opções de produtos e serviços cada vez mais individualizados, por meio de jornadas inteligentes de simulação e contratação online. 


Para as empresas financeiras, o resultado de sua implementação é a obtenção de maiores taxas de conversão, redução de custos, melhor planejamento de estratégia de atendimento ao cliente, além de sua fidelização.


Qual é a plataforma oferecida pela O2OBOTS ao mercado de crédito?


A plataforma da O2OBOTS funciona em formato de SaaS (Software as a Service) de IA de serviços financeiros, que se adequa à estrutura de qualquer empresa financeira, integrando vários módulos, como inteligência, marketing, vendas e atendimento.


Saiba mais sobre sua estrutura: 


  • O2OSpot: plataforma SaaS de IA de vendas de serviços financeiros que permite a realização de um alto volume de conversas simultâneas com clientes via WhatsApp, assegurando eficiência e rapidez no atendimento.

    A O2OSpot já conversou com mais de 2,5 milhão de usuários e contabilizou mais de R$ 217 milhões em operações de crédito consignado somente no ecossistema de um de seus clientes.


  • Plataforma divida em módulos: 


  • Vendas: uma das principais funcionalidades da plataforma. Conta com uma IA omnichannel para conversar com os usuários por meio do WhatsApp, ferramenta de comunicação mais utilizada no Brasil.

    A IA registra o histórico dos contatos, ações de marketing e oportunidades de vendas, possibilitando a identificação de oportunidades de up sell e cross sell.


  • Atendimento: com a ferramenta, as empresas financeiras podem oferecer um atendimento completo e personalizado para seus clientes, com a possibilidade de transbordo para o atendimento humano via WhatsApp em situações mais complexas.

    É uma funcionalidade que atende as dores de bancos, fintechs, entre outras instituições financeiras que lidam com grandes volumes de clientes e atendimentos, assegurando que eles sejam atendidos de forma rápida e eficaz, mesmo em momentos de alta demanda.

    A plataforma permite ainda que os atendimentos sejam transbordados para a de terceiros.


  • Dashboard: recursos avançados de análise de dados e relatórios que possibilitam a identificação de tendências e padrões de comportamento dos clientes, dados que podem ser utilizados para aprimorar a estratégia de marketing e vendas.

    O dashboard pode ser personalizado para áreas como vendas, personalização de dívidas, ativação de cartões, prevenção de fraudes, entre outras.

    Entrega inteligência e automação no relacionamento com os clientes, por meio dos melhores recursos de Big Data e Data Analytics.


Com isso, a O2OBOTS está revolucionando como as instituições financeiras interagem com os clientes e simplifica processos para oferecer soluções de crédito mais eficazes e personalizadas.


Cases de sucesso no mercado de crédito com a solução da O2OBOTS


Muitas instituições financeiras clientes da O2OBOTS já estão colhendo frutos com a adoção da plataforma da empresa.


Uma delas é o Banco BMG, que adotou a plataforma de relacionamento com clientes (CRM) via WhatsApp para aumentar as vendas de serviços financeiros e elevar a qualidade da experiência de atendimento ao cliente.


A comunicação tradicional via telefone, SMS ou e-mail não estavam trazendo os resultados esperados.


Além de subir consideravelmente o volume de vendas, o Banco BMG utilizou a solução também para renegociar dívidas de forma ágil e descomplicada.


Um dos resultados obtidos com essa estratégia foi o aumento de 40% no volume de acordos para renegociação de dívidas, atingindo uma taxa de 79% de conversão de boletos emitidos.


Unindo o atendimento digital via WhatsApp com o humano, tornando esse processo mais completo, o banco registrou uma taxa de retenção de 46%.


Mercado de crédito cada vez mais digital


A tecnologia está transformando o mercado de crédito com novas soluções de IA disponíveis a cada dia. 


Não se trata mais de uma tendência, mas sim de um caminho sem retorno.


Empresas que não adotarem essas inovações ficarão em desvantagem competitiva e enfrentarão desafios para manter a fidelização de seus clientes.


Se a sua empresa de crédito precisa aumentar a eficiência, desenvolver produtos e serviços personalizados, otimizar a recuperação de crédito ou aprofundar o conhecimento sobre seus clientes, entre em contato com a gente!


Estamos aqui para ajudar você a superar esses desafios e prosperar no mercado!

aumente-sua-competitividade-no-mercado-de-crédito-com-essa-IA-de-whatsapp-da-O2OBOTS
aumente-sua-competitividade-no-mercado-de-crédito-com-essa-IA-de-whatsapp-da-O2OBOTS
aumente-sua-competitividade-no-mercado-de-crédito-com-essa-IA-de-whatsapp-da-O2OBOTS

Confira outros artigos sobre Open Finance e Inovação

Dois profissionais, um homem e uma mulher, sentados em uma mesa
27 fev., 2024
Descubra como a IA de Vendas de Serviços Financeiros está transformando o setor financeiro (Bancos e Fintechs), aumentando eficiência e competitividade. Saiba como as instituições financeiras podem abraçar o futuro com soluções de IA
IA para Fintechs: sua empresa sabe como extrair o melhor dessa tecnologia de vendas para o mercado
21 fev., 2024
Explore como a Inteligência Artificial revoluciona o setor financeiro: maximizando vendas em Fintechs, elevando a eficiência operacional, e combatendo fraudes. Este artigo detalha o crescimento sustentável do mercado de Fintechs, apoiado por dados da McKinsey, e apresenta estratégias inovadoras para aprimorar a experiência do cliente e automatizar processos. Descubra as vantagens da IA em vendas de serviços financeiros, incluindo personalização do atendimento e otimização de recursos, com exemplos práticos e soluções avançadas oferecidas pela O2OBOTS.
IA para serviços financeiros por WhatsApp está cada vez mais em alta para os clientes.
28 dez., 2023
Descubra como a inteligência artificial está impulsionando os serviços financeiros via WhatsApp e saiba se sua empresa está pronta para aproveitar essa tendência em crescimento. Conheça os benefícios das tecnologias bancárias, das transações financeiras via WhatsApp e saiba por que a inteligência artificial (IA) é crucial nesse cenário.
Share by: