Blog Layout

O papel fundamental da Inteligência Artificial nas vendas de serviços financeiros

fev. 27, 2024

IA de Vendas de Serviços Financeiros se tornou uma solução fundamental para Bancos e Fintechs que querem ganhar eficiência e não perder sua competitividade

A imagem em formato wide mostra uma representação estilizada e moderna de um cérebro digital ou circuito neural no centro, simbolizando Inteligência Artificial. Linhas e conexões irradiam do cérebro, sugerindo integração e fluxo de dados. Ao redor, há pequenos ícones e símbolos financeiros, incluindo gráficos de crescimento, moedas, e telas de computadores com gráficos e dados. O fundo é tecnológico e apresenta uma paleta de cores em tons de azul e cinza, transmitindo uma sensação de inovação e confiabilidade. A imagem captura a ideia de IA como uma ferramenta poderosa para análise de dados e otimização de vendas no setor financeiro, com uma estética futurista e profissional.

Se há uma década disséssemos que a Inteligência Artificial (IA) se tornaria a condutora de transformações nos negócios da empresa, ninguém iria acreditar.


No universo das finanças, a revolução tem sido gigantesca nos últimos anos, redefinindo como está sendo feita a condução das transações financeiras e ajudando o setor a dar novos passos para resolver boa parte de suas dores e desafios.


Nesse sentido, podemos destacar o papel crucial da IA de vendas de Serviços Financeiros.


A tendência da adoção de IA é um fato e sua popularização está ganhando força.


Um levantamento feito pela IDC Worldwide Artificial Intelligence Spending Guide, até 2026 serão investidos mais de US$ 300 milhões em IA no mundo.  


E, com isso, a IA de vendas de Serviços Financeiros vai pegar carona nessa movimentação, já que entrega uma série de benefícios.


Quais são as principais dores do mercado financeiro que a IA de Vendas de Serviços Financeiros pode resolver?


A IA no mercado financeiro está ajudando as empresas a superarem diversos obstáculos que ainda fazem parte do seu dia a dia e que, no cenário atual, podem comprometer sua produtividade, operação e, consequentemente, a competitividade.


De acordo com um estudo da Accenture, a IA pode aumentar a eficiência operacional em até 40%.


Entre elas, está a necessidade de ter acesso rápido e eficiente aos dados dos clientes, a precisão nas análises, a melhora na gestão de riscos e, baseado no resultado obtido, oferecer produtos e serviços cada vez mais individualizados em uma era na qual a hiperpersonalização deixou de ser uma tendência e se tornou mandatória.


Para a empresa, adotar ferramentas como a IA de vendas de Serviços Financeiros é fundamental para automatizar tarefas rotineiras, como atendimento ao cliente, recuperação de crédito e até mesmo direcionar a entrega de opções direcionadas de produtos que chegam a ele exatamente como ele precisa, quando ele precisa e como ele precisa.


Tudo isso impacta em clientes satisfeitos, além de eficiência e redução de custos. Um relatório produzido pela PwC indica que a IA pode ajudar as empresas a economizarem até US$ 450 bilhões em custos de serviços financeiros até 2030.


IA de Vendas de Serviços Financeiros ajuda a lidar com um grande volume de dados


As instituições financeiras, assim como as fintechs, lidam tradicionalmente com um grande volume de dados de seus clientes a todo momento.


Com o Open Finance, isso se intensificou em uma velocidade muito maior, fazendo com que as empresas tenham que buscar soluções de IA para extrair valor dessas informações e obter insights valiosos.


A tendência de que esse volume de dados aumente cada vez mais é praticamente certa, já que o número de consentimentos vem aumentando progressivamente.


Segundo dados da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), o ecossistema registrou 17,3 milhões de consentimentos de clientes em pouco mais de dois anos para compartilhar seus dados pessoais e bancários entre as instituições financeiras participantes.


A IA de Vendas de Serviços Financeiros inclusive ajuda nessa etapa inicial do processo, que envolve a análise dos dados coletados pelas APIs e até a sua utilização para incrementar a hiperpersonalização do atendimento, por meio da adoção de ferramentas como o WhatsApp.


Além dos inúmeros benefícios já discutidos, uma faceta vital de uma boa IA de vendas de Serviços Financeiros, especialmente em nosso contexto de foco em Bancos e Fintechs, é a sua capacidade inerente de reforçar a prevenção de fraudes. 


A inteligência artificial permite a identificação proativa de padrões suspeitos e a implementação de medidas de segurança avançadas, protegendo assim tanto as instituições quanto seus clientes de atividades fraudulentas. 


Esta abordagem não só salvaguarda a integridade das transações, mas também reforça a confiança dos clientes, um aspecto crucial para o sucesso no setor financeiro.


Casos de sucesso com a IA de Vendas de Serviços Financeiros


Andar de mãos-dadas com a IA tem trazido benefícios importantes para as instituições financeiras.


Bancos e fintechs têm adotado soluções como chatbots alimentados por Inteligência Artificial que conseguem fazer um atendimento eficiente, 24 horas por dia, em tempo real, oferecendo suporte imediato para esclarecer dúvidas e conduzir transações, ou até mesmo fazer a renegociação de dívidas.


Ferramentas como o WhatsApp com IA tornam a experiência do cliente mais conveniente e eficiente.


A O2OBOTS aposta na força da evolução tecnológica e entende a importância de oferecer soluções de IA de Vendas de Serviços Financeiros para ajudar as empresas a se adaptarem e usarem a tecnologia em favor dos seus negócios.


O banco BMG obteve resultados significativos com a adoção da plataforma de relacionamento com clientes (CRM) via WhatsApp da O2OBOTS.


Utilizada pela instituição para resolver os problemas financeiros dos clientes do banco de forma ágil e descomplicada, a ferramenta ajudou a aumentar em 40% o volume de acordos para renegociação de dívidas, atingindo 79% de taxa de conversão dos boletos emitidos.


A revolução da IA no setor financeiro está apenas começando e já mostra o seu verdadeiro potencial.


A IA de Vendas de Serviços Financeiros não representa apenas uma mudança tecnológica, mas uma oportunidade para potencializar os lucros e impulsionar novos investimentos.


Mas como as instituições financeiras podem abraçar o futuro agora, transformando suas operações de vendas com soluções de IA? 


Nós podemos te conduzir nesse caminho!


Clique aqui e entre em contato com nosso time.


Confira outros artigos sobre Open Finance e Inovação

IA para Fintechs: sua empresa sabe como extrair o melhor dessa tecnologia de vendas para o mercado
21 fev., 2024
Explore como a Inteligência Artificial revoluciona o setor financeiro: maximizando vendas em Fintechs, elevando a eficiência operacional, e combatendo fraudes. Este artigo detalha o crescimento sustentável do mercado de Fintechs, apoiado por dados da McKinsey, e apresenta estratégias inovadoras para aprimorar a experiência do cliente e automatizar processos. Descubra as vantagens da IA em vendas de serviços financeiros, incluindo personalização do atendimento e otimização de recursos, com exemplos práticos e soluções avançadas oferecidas pela O2OBOTS.
Aumente Sua Competitividade no Mercado de Crédito com essa IA de WhatsApp da O2OBOTS
25 jan., 2024
Descubra o impacto transformador da Inteligência Artificial no mercado de crédito. Saiba como as inovadoras soluções de IA da O2OBOTS via WhatsApp estão ajudando as instituições financeiras a aprimorar a experiência do cliente e impulsionar a eficiência.
IA para serviços financeiros por WhatsApp está cada vez mais em alta para os clientes.
28 dez., 2023
Descubra como a inteligência artificial está impulsionando os serviços financeiros via WhatsApp e saiba se sua empresa está pronta para aproveitar essa tendência em crescimento. Conheça os benefícios das tecnologias bancárias, das transações financeiras via WhatsApp e saiba por que a inteligência artificial (IA) é crucial nesse cenário.
Share by: