Blog Layout

IA para Fintechs: sua empresa sabe como extrair o melhor dessa tecnologia de vendas para o mercado financeiro?

fev. 21, 2024

Saiba como é possível maximizar o potencial de vendas utilizando Inteligência Artificial no mundo das Fintechs

IA para Fintechs: sua empresa sabe como extrair o melhor dessa tecnologia de vendas para o mercado financeiro

O mercado de Fintechs segue promissor no Brasil.


Conforme o relatório “Um Paradigma de Crescimento”, produzido pela McKinsey, a expansão das startups financeiras será sustentável e rentável, com um crescimento de até 15% ao ano entre 2023 e 2028. 


Em julho deste ano, o Brasil já contava com mais de 272 Fintechs unicórnios (com valor de mercado acima de US$ 1 bilhão), um cenário sete vezes maior do que há cinco anos.


Esse quadro aponta um fato: a competitividade entre as Fintechs nunca esteve tão acirrada, motivada pela mudança na forma como o mercado financeiro está desenvolvendo e oferecendo produtos e serviços para seus clientes, assim como a própria forma de absorver esses produtos por parte do consumidor. 


Assim, a presença da tecnologia tornou-se indispensável, um desenvolvimento catalisado pelo avanço das Fintechs, que trouxeram soluções financeiras mais acessíveis, avançadas e descomplicadas.


A Inteligência Artificial (IA) destaca-se como uma ferramenta crucial neste contexto, especialmente na área de vendas.


Mas, afinal, o que é Inteligência Artificial (IA) para vendas de serviços financeiros?


Essa tecnologia permite um acesso amplo a dados, o que ajuda no desenvolvimento de um planejamento estratégico mais assertivo, assim como uma operação mais eficiente. 


Outra pesquisa da McKinsey revela que 40% do tempo gasto com ações relacionadas ao ato de vender podem ser automatizadas e a área de vendas é uma das mais influenciadas pela IA atualmente, o que pode ser um grande caminho para as Fintechs se destacarem no ambiente competitivo no qual tanto essas empresas quanto às instituições financeiras brigam por uma fatia maior do mercado financeiro.


Quais são os benefícios da Inteligência Artificial (IA) para vendas de serviços financeiros?


A Inteligência Artificial (IA) para vendas de serviços financeiros está moldando uma nova era na experiência do cliente e na automação de processos empresariais.


Para as Fintechs, a IA de vendas de serviços financeiros oferece uma ampla gama de vantagens que podem ajudar a enfrentar diversos desafios, como a necessidade de ser mais produtivo, reduzir o tempo da realização de várias tarefas, fazer mais com menos, reduzir custos e investir em inovação.

 

E mais: não percam boas possibilidades de negócios.


A Inteligência Artificial (IA) para vendas de serviços financeiros se materializa em diversas ferramentas, aplicativos de navegação, mecanismos de recomendação, entre outras. 


Para as Fintechs, essa tecnologia pode ajudar a elevar o nível de qualidade da experiência do cliente durante toda a sua jornada, desde o atendimento, solução de dúvidas, análise de perfil para o oferecimento de produtos e serviços cada vez mais personalizados e até mesmo servir como canal de operações como concessão e recuperação de crédito.


Confira abaixo alguns benefícios práticos da Inteligência Artificial (IA) para vendas de serviços financeiros:


  • Agregar valor aos dados, aproveitando ao máximo os dados disponíveis;
  • Melhoria nas Taxas de Conversão de Leads para clientes;
  • Redução de custos;
  • Diminuição de falhas;
  • Atendimento mais eficiente;
  • Maior agilidade para criar soluções inovadoras;
  • Personalização da experiência do consumidor;
  • Restringe o risco de fraudes;
  • Clientes mais satisfeitos.


Como a Inteligência Artificial (IA) para vendas de serviços financeiros pode ajudar as Fintechs a vencer os desafios?


O universo das Fintechs é um terreno fértil para a inovação constante, já que o mercado financeiro é um dos mais propensos a investir nesse aspecto.


No entanto, essas empresas também enfrentam desafios, como preocupações regulatórias e a necessidade de aumentar receitas sem comprometer a eficiência operacional.


Uma das estratégias que as Fintechs podem adotar para superar esses obstáculos é buscar soluções de vendas personalizadas.


A combinação de IA e CRM, por exemplo, é uma abordagem eficaz para gerar leads e guiar os clientes em suas jornadas de compra. 


A implementação bem-sucedida de Inteligência Artificial no WhatsApp também se destaca como uma alternativa viável.


Uma solução avançada de IA, como a oferecida pela O2OBOTS, pode criar experiências excepcionais para os clientes, indo além do conceito tradicional de chatbots.


Além disso, essa automação via WhatsApp, o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros para se comunicar, pode simplificar a jornada do cliente, eliminando processos complexos que desencorajam muitas vezes os clientes a finalizar a aquisição de produtos, como empréstimos, por exemplo.

Uma plataforma de Inteligência Artificial (IA) para vendas de serviços financeiros no WhatsApp oferece a oportunidade de contratar novos empréstimos com alta comodidade, de forma eficiente e personalizada, fornecendo soluções sob medida para a situação e necessidades de cada cliente.


Outro benefício da Inteligência Artificial (IA) para vendas de serviços financeiros para as Fintechs é a utilização de uma plataforma completa que oferece um dashboard que permite acompanhar em tempo real a metrificação precisa dos resultados.


Inteligência Artificial (IA) para vendas de serviços financeiros reduz os riscos de fraude


E, além de tudo isso, ajuda a reduzir drasticamente o risco de fraudes, pois oferece recursos que permitem a concretização de processos como a realização de prova de vida, envio de fotografias de documentos, validação de dados com consultas a APIs externas e até mesmo fazer a assinatura do contrato sem sair da ferramenta.


São pontos importantes que ajudam a garantir a autenticidade das transações e, consequentemente, evitam o risco de problemas.


Em resumo, o uso dos recursos da nossa plataforma de Inteligência Artificial (IA) para vendas de serviços financeiros no WhatsApp tem se mostrado uma solução eficiente para prevenção de fraudes no setor financeiro.


A plataforma da O2OBOTS utiliza recursos inovadores e diferenciados que a tornam uma ferramenta completa para garantir a segurança das transações e aprimorar a experiência do cliente.


Esse é só o começo de uma jornada que está transformando o mercado financeiro, inclusive Bancos e Fintechs.


Economicamente, espera-se que a adoção da IA nas empresas possa aumentar o PIB do Brasil em 7,1% até 2030, segundo dados de um relatório da Oxford Insights


Estamos apenas no começo dessa jornada.

Se você quer aumentar a competitividade do seu negócio, seja um Banco ou Fintech, utilizando a Inteligência Artificial (IA) para vendas de serviços financeiros para fazer mais com menos e investindo em automação para ganhar eficiência, a O2OBOTS pode te mostrar soluções interessantes para resolver as dores que estão sendo enfrentadas no dia-a-dia.


Clique aqui e entre em contato com nosso time.


Teremos o prazer de te ajudar nessa missão!

IA para Fintechs: sua empresa sabe como extrair o melhor dessa tecnologia de vendas para o mercado financeiro?
IA para Fintechs: sua empresa sabe como extrair o melhor dessa tecnologia de vendas para o mercado financeiro?
IA para Fintechs: sua empresa sabe como extrair o melhor dessa tecnologia de vendas para o mercado financeiro?

Confira outros artigos sobre Open Finance e Inovação

Dois profissionais, um homem e uma mulher, sentados em uma mesa
27 fev., 2024
Descubra como a IA de Vendas de Serviços Financeiros está transformando o setor financeiro (Bancos e Fintechs), aumentando eficiência e competitividade. Saiba como as instituições financeiras podem abraçar o futuro com soluções de IA
Aumente Sua Competitividade no Mercado de Crédito com essa IA de WhatsApp da O2OBOTS
25 jan., 2024
Descubra o impacto transformador da Inteligência Artificial no mercado de crédito. Saiba como as inovadoras soluções de IA da O2OBOTS via WhatsApp estão ajudando as instituições financeiras a aprimorar a experiência do cliente e impulsionar a eficiência.
IA para serviços financeiros por WhatsApp está cada vez mais em alta para os clientes.
28 dez., 2023
Descubra como a inteligência artificial está impulsionando os serviços financeiros via WhatsApp e saiba se sua empresa está pronta para aproveitar essa tendência em crescimento. Conheça os benefícios das tecnologias bancárias, das transações financeiras via WhatsApp e saiba por que a inteligência artificial (IA) é crucial nesse cenário.
Share by: